sexta-feira, 16 de maio de 2008

CONTAGEM REGRESSIVA

FALTAM 33 DIAS para o início do Global Forum América Latina (GFAL), que se realizará no CIETEP, em Curitiba, de 18 a 20 de junho de 2008. Postei neste blog vários artigos tratando do tema. O objetivo é contribuir com o debate preparatório do encontro.

A partir de hoje, a cada dia, vou manter a contagem regressiva, publicando uma ou duas questões diferente sobre as relações entre responsabilidade social e sustentabilidade empresarial e sobre temas conexos. As respostas poderão ser encontradas no curso à distância RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE que será ofertado on line, pela Rede de Participação Política do Empresariado a partir de julho de 2008. Como a idéia é manter a blogosfera http://gfal.bogspot.com/ como um permanente fórum virtual (da qual este blog é um nodo), teremos bastante tempo para refletir sobre os questionamentos apresentados. Além disso, algumas respostas podem ser buscadas nos textos já publicados neste blog (você deve lê-los de baixo para cima, começando sempre pelo artigo ANÁLISE DO CONTEÚDO DOS PRINCÍPIOS DO GLOBAL COMPACT PARA A EDUCAÇÃO EXECUTIVA DE ALTO NÍVEL e seguindo a ordem inversa de publicação).

Bem, para começar então a questão de hoje é a seguinte:

01 – Em geral o conceito de responsabilidade social tem aparecido como um apelo de natureza ética, dirigido ao mundo empresarial. Na sua opinião:
a) Seria uma maneira dos empresários devolverem à sociedade onde vivem, na forma de investimento social privado (em saúde, educação, assistência a crianças, idosos, pessoas em situação de risco e portadoras de necessidades especiais etc.), uma parte dos lucros que conseguiram realizar em seus negócios.
b) Os empresários não têm nenhuma obrigação de devolver nada à sociedade além dos altos impostos que já pagam, dos empregos que geram, dos bens e serviços que produzem e da dinamização da economia que sua atividade desencadeia.
c) A única obrigação dos empresários é remunerar bem o trabalho dos seus colaboradores e o capital dos seus sócios ou acionistas.
d) Seria uma maneira da empresa fortalecer os seus laços com a sociedade e ao mesmo tempo direcioná-los para o desenvolvimento por meio de uma adequada gestão da sua rede de stakeholders, compreendendo seus proprietários e acionistas e dirigentes, seus funcionários, seus fornecedores, outras empresas e organizações coligadas ou parceiras, o público alvo de suas ações de responsabilidade social, seus clientes e consumidores de modo geral e as populações afetadas pela sua atuação.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.

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